terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ESTUDO: DEUS CRIADOR,JESUS EDUCADOR, ESPIRITO SANTO PROFESSOR.


Deus tinha um propósito diferenciado na vida de Moisés, e para tal, Moisés precisou passar pelas duas escolas, a do palácio e do deserto, tendo sempre Deus como seu Educador.
Ainda de tenra idade, Moisés foi levado para o palácio de Faraó, onde viveu por 40 anos, recebendo educação com os melhores mestres da época. Moisés teve fartado de boa comida, boas roupas, conforto e era respeitado.
Durante os anos que Moisés morou no palácio, foram suficientes para que ele conhecesse a personalidade e o caráter de Faraó; seus anseios, suas ações; bem como as entradas e saídas do palácio.
Analisando por outro ângulo, se Moisés não tivesse passado pela escola do palácio, certamente seria dificultoso ele exercer futuramente o papel de líder que Deus o havia designado. Seus pais biológicos não tinham condições financeiras para que ele pudesse estudar com grandes mestres e aprender a ler e a escrever.
Entretanto na escola do deserto, Moisés como fugitivo, após matar um egípcio, ficou por mais 40 anos no anonimato, onde precisou se adaptar ao frio, ao calor, a uma nova vida agora íngreme, sem as regalias que ele tinha no palácio.
No entanto foi no deserto, que Moisés teve intimidade com Deus; foi no deserto onde ele ouviu a voz de Deus e sentiu a presença do Deus todo Poderoso. No deserto aprendeu a ser paciente, a ouvir as pessoas e a dialogar primeiro ao invés de exercer sua força física bruta. No deserto constituiu família, entendendo o valor de ter, de cuidar e protege-la.
Nós como Moisés passamos pelo processo de regeneração, de transformação.
Se hoje você está passando pela “escola do palácio” com fartura de pão, de roupas e gozando de boa saúde, não faça como a cigarra, que no verão somente cantou... Cantou e cantou, esquecendo-se de guardar mantimento para o inverno.
É fato, que existem pessoas que quando estão com a vida farta, insultam as de menor poder aquisitivo. Outras gastam descontroladamente, esquecendo-se que na escola do palácio, o relógio do tempo procede através das nossas ações.
Jesus como nosso educador, nos leva para a escola do palácio a fim de que tenhamos consciência de que a nossa salvação esta n’Ele, e sem Ele, nada somos! Devemos ser gratos a Ele e amá-lo incondicionalmente, e quem ama a Deus, ama ao próximo! Quem ama ao próximo, compartilha, ouve, ajuda, cuida, respeita e estima.

SENDO UM EDUCANDO, COMO VOCÊ TEM APROVEITADO OS SEUS DIAS ESTANDO NA ESCOLA DO PALÁCIO?
Entretanto se você se encontra na escola do deserto, entenda que para ser aprovado, é necessário ser provado!
Um exército não subsiste a batalha, se não tiverem em sua equipe bons atiradores, homens guerreiros dispostos a lutar pelas suas causas.
Como educando, permita que o” Educador Jesus” guie-o por este deserto.
Procure entender o propósito de Deus para a sua vida.
Deus transforma o deserto em açudes e a terra ressecada em fontes (Sl,107:35). Destarte você não vai morrer neste deserto, porem, quando sair dele, estará aprovado para viver com longanimidade sabendo usufruir o muito com sabedoria, para que na época da escassez você não passe necessidade.
REFLITA: Tudo o está vivo pode regenerar-se (restaurar-se) .
Sendo assim, a partir do momento que aceitamos a Jesus, nova criatura somos, e as coisas velhas se vão e eis que tudo se faz novo. (1 Co, 5,17).
Jesus é nosso equilíbrio!!
A regeneração ou restauração é uma possibilidade sempre presente onde tem vida.
Em suma, trazemos através de nossa história biográfica, muitos transtornos inerentes a nossa caminhada; traumas, abusos, decepções, atitudes agressivas devido à “n” situações que passamos que ao longo dos anos; estas deixam cicatrizes as quais calcificadas em nosso inconsciente, ressurgem como reflexo em nosso dia a dia com violência, a cada vez que nosso inconsciente sente-se ameaçado; ...“Quanto ao mais, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”(Filipenses, 4:8)
Porém quando outorgamos ao nosso Educador Jesus Cristo, o direito de direcionar as nossas vidas, passamos a viver em equilíbrio. ...”Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio da soberana graça de Deus em Cristo Jesus"(Filipenses,3:13-14).
Acredite que nada é definitivo! Porém passar pelas escolas se faz necessário!
Se ainda existe em nós alma vivente, ainda há possibilidade de regeneração, de transformação.
Deus nunca deixou de estar com Moisés. No deserto, Deus saciou sua sede, sua fome, preservou suas vestes, lhe capacitou, e ainda lhe deu uma família.
Bendito seja o nome do Senhor!
Como um pastor de ovelhas, que as alimenta, cuida e as leva para pastar e depois as conduz para o aprisco a fim de que o lobo não venha a surrupia-las, assim é Deus para conosco. Criou-nos e amou-nos, e através do seu único filho Jesus Cristo, nos tem educado, permitindo que o Espirito Santo seja nosso professor diariamente.
Um educador cristão nunca abandona seu educando. Ele cativa, ele ensina, ele acompanha o crescimento espiritual e intelectual, pois ele sabe o valor de uma alma para Deus!
FONTE: BÍBLIA SAGRADA/ ESTUDO INTERTEXTUAL RETIRADO DO ESTUDO SECULAR DO DOCENTE CIPRIANO LUCKESI,READAPTADO PARA ESTUDO CRISTÃO.









Sem comentários:

Enviar um comentário