segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

DICAS PARA VIVER MELHOR EM 2015, SEGUNDO NEEMIAS



1. Neemias buscou informações precisas sobre como estava a cidade de Jerusalém, com pessoas que estiveram presentes no momento do conflito;
• De que maneira você tem buscado informações?

• Você acredita em tudo que lhe falam? 
• As pessoas, as quais lhe passam as informações, estavam presentes no momento oportuno, ou, ouviram de terceiros antes de lhe informarem?
REFLITA:
Muitos conflitos começam porque buscamos informações com pessoas que nem estavam presentes no momento oportuno ao fato, todavia, passam informações conforme as colhem pelo caminho.

2. Neemias, ao saber da situação que se encontrava a cidade de Jerusalém, ele se assentou, lamentou e chorou, porém por alguns dias;
• Quando você fica sabendo de uma situação que lhe causa angustia, de que forma você reage?

• Você se entrega em uma cama com muitos remédios para lhe fazerem esquecer o problema?
• Você procura beber; fazer compras em excesso, ultrapassando seu limite de crédito ou; isola-se de todos para esquecer o problema?
• Quanto tempo você precisa para procurar solucionar a questão?
REFLITA:
É normal em meio à luta tentarmos nos refugiar em algum lugar, buscando a solidão e o choro desmedido; todavia, não podemos fazer dele uma válvula de escape para esquecer nossos conflitos.
Se a angustia e o choro torna-se demasiado, deixando-o sem forças para buscar a Deus a fim de vencer esta fase de angustia; busque por ajuda, pois a depressão não escolhe raça, nem credo religioso nem se encontra na estratificação social.

3. Neemias buscou a Deus em Jejum e oração, pedindo perdão tanto pelo seus pecados como os cometidos pelos filhos de Israel;
• Há quanto tempo você não busca a Deus pedindo perdão pelos seus pecados e também de seus amigos e inimigos?

• Quando você busca a Deus em oração, você exalta a majestade de Deus; agradecendo pela sua vida, pelos livramentos obtidos durante o ano, ou; você no primeiro momento já faz suas petições e reclamações por não ter conseguiu alcançar suas metas durante o ano?
REFLITA:
Jó foi abençoado no momento que orava a Deus pedindo pelos seus amigos que o acusavam injustamente.
Jesus fala que devemos amar ao próximo como a nós mesmos. E que vantagem teremos, ao rogar ao Pai somente por nós, pelos amigos e família, e não pelos inimigos?
Você concederia alguma petição se uma pessoa chegasse até você te cobrando, te pedindo e exigindo, sem ao menos te saudar antes, usar de gratidão e educação? 
Muitas vezes fazemos isso com Deus.
Pedimos, pedimos, cobramos, exigimos e dizemos no final: amém!
Agora você entende o porquê de não ter recebido as bênçãos que tanto almejou este ano?
“Não recebeis, por não saber pedir ao Pai”.

4. Neemias era copeiro do rei, de certo que todos os dias estava presente perante sua majestade, todavia;” um dia”, quando servia ao rei, seu semblante estava triste;

• Como está seu semblante hoje?
• Todos os dias quando te perguntam como você está, qual é a sua reação?
• Você está sempre reclamando, sempre com dores, sempre com o semblante triste?
REFLITA:
O rei estava acostumado a ver Neemias sempre sorrindo, dessa forma, quando seu semblante inspirou tristeza, chamou a atenção do rei.
Reclamamos tanto diariamente por pequenas coisas, que muitas vezes cansamos a pessoa que está ao nosso lado, desta forma, quando se faz necessário demonstrarmos insatisfação não inspiramos credibilidade.
Você tem inspirado credibilidade para com as pessoas?

5. Neemias era um servo do rei que inspirava confiança; tanto é verdade, que no capítulo 2, versículo 6, parte b, o rei pergunta a Neemias:” Quando durará a sua viagem, e quando voltarás?”.
• Você tem inspirado confiança em suas palavras?

• Você cumpre o que promete dentro da data que lhe foi estabelecida?
REFLITA:
Como posso cobrar uma dívida se eu mesmo não pago as minhas? Precisamos ser mais responsáveis e cumprir tudo quanto prometemos, para que nos dias de nossa necessidade o crédito nos seja favorável.
Eclesiastes, capítulo 5; versículo 4-5:
…Quanto fizeres algum voto ou promessa, cumpre-os sem demora, pois somente os tolos desagradam a Deus. Cumpre, pois a tua palavra! 5Portanto, é melhor não prometer do que fazer um voto e não cumprir a palavra empenhada”.
                              DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ 2015!!!

                               
                                  JOSÉ CARLOS & ELEN PELEGRINA

Sem comentários:

Enviar um comentário