segunda-feira, 28 de abril de 2014

Analogia entre os casais: Eva e Adão e, Noé, sua esposa e filhos.








Gn,7:1, Examinando as Escrituras Sagradas, é notório a discrepância que há entre os casais: Eva e Adão e Noé e  sua família.
Adão e Eva moravam no jardim do Éden, com o privilégio de desfrutarem de comida farta, animais para o seu sustento e seu domínio; rios com águas cristalinas; tudo em perfeita harmonia. Deus atribuiu a Adão o direito de designar nomes aos animais, inclusive o nome de sua esposa Eva, a qual foi concedida pelo Criador, sendo retirada da costela de Adão, para estar ao seu lado, a fim de, coadjuvar com ele. A paz, a saúde e a alegria reinavam no jardim, de sorte, que eles não conheciam o pecado, obviamente, não havia iniquidade.
No entanto, deixaram que a cobiça pelo poder os transformassem em hostis e transgressores, sendo destituídos por Deus do jardim do Éden.
Em contrapartida; Noé vivia com sua esposa e filhos em meio a uma época de iniquidade, pois o pecado já havia entrado no mundo. Porém, Noé, como progenitor da família não compactuava dos delitos nem se deliciava dos manjares  concupiscentes,antes; buscava ser justo e andar em retidão e comunhão com o Criador. Pela sua retidão e temor diante de Deus, certamente fazia dele um bom esposo e pai, pois a palavra de Deus é bem clara: “... porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? (1 Timóteo;3:5).
Deus confiou a Noé a construção da arca porque o conhecia em sua onisciência. Desta feita, é comumente afirmar que “ao lado de um grande homem, há uma grande mulher!” Examinando as Escrituras Sagradas, observa-se que naquela época, Deus falava com os homens, e não com as mulheres. De modo, que Deus falou com Noé sobre a construção da arca e não com sua esposa.
Presume-se que Noé participou sua esposa e filhos quanto à construção da arca, pois esta mulher, que a bíblia não cita seu nome, no entanto, ela depositou confiança      em seu marido, permitindo-lhe destarte, ser bem sucedido em seu intento.
É fato, que muitos casamentos estão em crise por falta de credibilidade de um dos cônjuges, ou de ambos; sendo assim; é inerente acrescentar, que muitos casais não contatam seu cônjuge no momento de tomar uma determinada decisão, e, se o resultado for negativo, certamente o cônjuge lhe imputará.
Muitos, não assumem o erro, não buscam se aprumar nem procuram interessar-se pelo bem estar da sua família. O egocentrismo tem predominado nos progenitores de tal forma, que dentro de um mesmo lar, é grande a divergência do conceito da existência  e adoração a Deus.
 A confiança e o respeito se retiram para dar vasão a incredulidade e a desconfiança.
Devido à obediência de Noé e sua esposa, sua família após o dilúvio, pisou em terra seca, e deu continuidade a genealogia de Noé.
Quando estamos na direção de Deus e fazemos sua vontade, compreendendo que a família é o primeiro projeto de Deus para o homem, satanás e seus fâmulos podem  até se levantar, porém, em oração e comunhão, a FAMÍLIA UNIDA, JAMAIS SERÁ VENCIDA!
Elen V. Pelegrina.

Leia o estudo completo sobre a esposa de Noé, está em: Mulher, porque não entras na arca  http://familiapelegrina.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-04-10T05:55:00-07:00&max-results=7

Sem comentários:

Enviar um comentário