segunda-feira, 14 de abril de 2014

A MULHER SÁBIA





Grandes estudiosos relatam que a Bíblia Sagrada é considerada a bússola do cristão. Sempre que estamos em dúvida qual atitude devemos tomar em alguma decisão, ao consultarmos as Sagradas Escrituras certamente encontraremos as respostas. Se procedermos em sua leitura diariamente e colocarmos em prática o que ela nos revela, obviamente seremos bem sucedidos em tudo o que fizermos.
 Lendo as Escrituras, observei como eram a procedência de algumas mulheres e que pelas suas atitudes destacaram-se na Bíblia Sagrada.

 Mulheres que venceram seus inimigos através da autoridade dada por Deus, conquistada através da vigilância, da oração  e do silêncio no tempo oportuno.
Neste assunto que irei abordar, quero colocar como referência uma mulher que chamou muita a minha atenção: a mulher de Noé (o estudo sobre a mesma encontra-se em minha primeira apostila e CD com o título Mulher porque não entras na arca?).

 Esta mulher abençoou o ministério de seu esposo através da sua obediência e dedicação à sua família. Ensinando que a responsabilidade da mulher/esposa é de estar orando continuamente pela sua família e andando lado a lado com seu esposo; nunca esquecendo que Deus fez o homem e viu que ele estava só.  Desta forma, formou-nos através de sua costela, e se crermos que a Bíblia nos relata isto, acreditaremos então que espiritualmente somos uma só carne, sendo assim, feitas para estar lado a lado com nossos esposos.

Quando digo lado a lado não é literal, e sim, estarmos sempre presentes em todo momento real em que nos é confiado, transparecendo sempre a todos: alegria e não tristeza, mansidão, domínio próprio, amor, lealdade, benignidade...

 Fazendo uma analogia entre a mulher de Noé e a mulher de ‘hoje’, podemos observar que muitas (não generalizando) que são esposas de homens que estão na liderança de algum trabalho (políticos, profissionais afins e etc.) não se preocupam em assumir seu papel de esposa dedicada; e quando são chamadas a assumirem seu lugar ao lado do esposo colocam sempre como empecilho seus afazeres de casa, filhos, cansaço; ou então, falta de roupa, pois já usou aquela outro dia. Outras já são diretas: - Não vou hoje com você! Leve as crianças para te fazerem companhia.

 Outras, no entanto, querem tomar a frente dos negócios sem ao menos escutar o que o esposo e filhos têm a dizer, e se ele (cônjuge) resolver tomar alguma atitude sem consultá-la primeiro, será este um motivo para uma guerra conjugal.

Imagine se Deus tivesse colocado a esposa de Noé na direção da construção da arca? Como mulher, posso afirmar que ela não iria deixar ninguém para fora da arca, mesmo sabendo que só entraria ela, seu marido, filhos e noras, um casal de cada animal, réptil e ave.
 O apóstolo Paulo escreve que a mulher é considerada como vaso mais frágil; somos sensíveis, por outro lado somos consideradas fortes, pois além de gerarmos outra vida, ainda a carregamos durante nove meses e por fim, sentimos a dor do parto e ao  fitarmos, toda aquela dor e sofrimento dão lugar para o amor e alegria com aquele desejo de cuidar e proteger.

Creio que este foi um dos motivos pelo qual Deus designou a tarefa da arca a Noé. Neste caso, Deus queria poupar somente a Noé e sua família do dilúvio, pois o ser humano havia se corrompido. Apesar disso, Deus viu em Noé integridade e honestidade, e por que não dizer um bom marido também, pois a própria Bíblia nos revela na carta em que o apóstolo Paulo escreve á Timoteo: “¹o homem que não consegue cuidar de sua casa, conseqüentemente não tem condições de cuidar das coisas de Deus”.
Não estou afirmando que a mulher não possa estar na frente de alguma liderança, mesmo porque a própria Bíblia nos relata mulheres que Deus determinou que estivessem na liderança e honraram o seu papel, de modo, que todo o povo também teve a vitória como foi o caso de Ester; mulher que usou de prudência ao dirigir-se ao rei Assuero, sabendo usar as palavras no momento oportuno. Podemos também ler sobre Débora, profetisa e juíza de Israel. Porém, estas mulheres andavam segundo a vontade de Deus. Discerniam sobre seus  limites; contudo, se saíssem fora dos planos de Deus, certamente não teriam êxito.

  Existe um ditado popular que diz ‘Ao lado de um grande homem existe uma grande mulher’. Podemos ver homens que tinham todo um potencial para serem bem sucedidos tanto na vida secular como na espiritual. Varões escolhidos por Deus para assumirem um posto. Entretanto, com o passar do tempo alguns pararam no caminho, outros, voltaram para trás e poucos conseguiram levar adiante o que Deus havia colocado em suas mãos. Por conseguinte, a esposa não aceitou assumir a responsabilidade que Deus a confiou e ao invés de estar presente nas ocasiões que lhe são necessárias, prefere ficar assistindo ‘aquele capítulo especial da novela’, acabando a delegar sua autoridade a seus filhos ou até a uma irmã, uma amiga ou conhecida em quem confia; e num ato intempestivo, dizem: - Leve fulana querido é a pessoa certa para fazer esta visita contigo. Ela é honesta, educada e bem espiritual. Nossa filha irá também, assim, ninguém terá o que falar!

 È notório o que o apóstolo Paulo escreve aos Efésios: “²Vós mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor: Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja; sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos”.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________
¹.l Timoteo: 3:5
². Efésios: 5:22-24



Querida leitora, se o teu esposo convidou-a para fazer uma visita com ele, não hesite e vá! Sem intensificar ou minimizar os fatos ocorridos, presenciei casos em que esposos incumbidos de fazerem uma visita, chamavam suas digníssimas esposas. Obstante, não sentindo o agravo da conseqüência, elas sempre davam desculpas e ainda indicavam outras mulheres em que elas confiavam. Assim sendo, devido a tantas visitas que acabaram fazendo juntos, começaram a achar que havia grande compatibilidade entre os dois e, por conseguinte, descambavam nas astutas ciladas do diabo e seus fâmulos: O adultério!Quando a violação da fidelidade conjugal era patente, as esposas imputavam toda a responsabilidade a seus maridos chamando-os de ‘sem-vergonha, traidor’. Colocando inclusive os filhos, parentes, amigos e até a igreja contra seus cônjuges. Deus em sua plenitude, não se deixa lograr.
A palavra de Deus é irrefutável e insofismável. Desta feita, sabemos que cada um dará conta pelos seus atos. O esposo pela traição, de tal modo à esposa. Apesar de não ter traído, contribuiu para que houvesse o ocorrido.
Destarte, como infratores, somos responsáveis pelas muitas lutas que passamos. Curiosamente culpamos a Deus, a família, e até ao trabalho. Jamais admitimos que precisamos mudar a nossa conduta de  viver. Se agirmos com constância e obediência a Deus, como relata a Bíblia, certamente nosso casamento, bem como nossa vida material e espiritual será abençoada; e o que Deus confiou ao nosso cônjuge certamente frutificará, e o nome do Senhor Jesus será enaltecido.

 No entanto, a mulher que não anda segundo a palavra de Deus, ela abre uma brecha em seu casamento, permitindo que o maligno entre e faça morada, sendo que, o serviço do mesmo é:

             1. Matar; quando não há mais sintonia num relacionamento, e os papéis acabam sendo trocados (esposo fazendo o papel da esposa e vice-versa) e o respeito acaba, abrindo-se uma lacuna no relacionamento, onde o maligno entra e começa a fazer com que o relacionamento esfrie, e por fim, morra.

               2. Roubar; a partir do momento em que outorgamos autoridade as trevas sobre nossas vidas, por falta de vigilância, além de esfriar o relacionamento, ele começa a prover ocasiões para nós, onde ficamos sem tempo para cultuar a Deus e a família; sendo assim, o maligno começa a roubar tudo àquilo que no dia do nosso matrimônio proferimos e prometemos a Deus e a nosso esposo, em satisfazê-lo (recíproco) e amá-lo, caminhar juntos na alegria e na tristeza, na pobreza e na riqueza e assim por diante...

                 3. Destruir; por fim, após o esfriamento do casamento, e após as trevas conseguir roubar de nós todo aquele sonho e esperança de um relacionamento que era para ser duradouro, então ele destrói não só o casamento, más consegue também destruir o ego e o caráter do marido e da esposa, e todos que estão em volta também são afetados; filhos, parentes e amigos...
Presenciei inúmeros casamentos que começaram muito bem, más que ao longo do caminhar foram atropelados pelas astutas ciladas das trevas, onde seqüelas dolorosas ficaram devido à falta de vigilância. Promessas de Deus foram-lhes feitas, más porque não foram cumpridas?

 O livro de Deuteronômio faz uma ressalva sobre as bênçãos de Deus destinadas á nós através da obediência, más também nos diz sobre os castigos que virão pela nossa desobediência. Cabe a nós decidirmos o que queremos.

Em suma, deixo como exemplo para nós mulheres, a história de Eva, esposa de Adão. Deus já havia advertido a Adão sobre não comer o fruto da árvore da ciência do bem e do mal, colocando-o como cabeça sobre Eva, onde sua responsabilidade também era de não permitir que ela comesse do fruto, porém; Eva deu mais crédito ao que o maligno lhe prometeu, do que para seu marido, e também a Deus.

Esta mulher ficou tão fascinada, esquecendo-se que cobra não fala; embora alguns estudiosos acreditam que os animais na época do Éden falassem. Porém, eu discordo piamente, os animais foram feitos para domínio do ser humano, segundo a Bíblia nos revela no livro de Gênesis capítulo 1. Versículo 28.

Podemos perceber que além de Eva comer o fruto, persuadiu Adão a comê-lo também, revelando-se o pecado pela desobediência.

Conosco não é diferente do que foi com Eva. As trevas apresentam-se para nós mulheres, não de chifre e rabo, mas sim, ela usa suas artimanhas para chamar a nossa atenção, como: Você passa em frente de um outdoor e vê uma mulher linda, cabelos totalmente diferentes dos teus, corpo perfeito, pernas longas e bronzeadas, ao lado de um carro belíssimo de ultima geração, com um homem com pele de pêssego, aparentando ser tudo aquilo que você gostaria que teu esposo fosse; e, se ainda continuar a ficar alimentando o que a tua mente tão fértil pensou, o maligno continuará a lançar setas para que você chegue à conclusão: Que o seu casamento foi uma furada, que você casou-se com o homem errado, e o certo seria igual ao da foto; e ai vem à murmuração: - Eu devia ter dado ouvido no que fulana falou que meu pretendente não era este, e sim aquele outro..., Eu poderia ter casado com ele, estar com minha vida financeira estabilizada, um carrão... Será que vai ficar viúvo logo? - Ai! Se arrependimento matasse já estaria morta! Ou então, o maligno vai querer que você acredite que está antiquada, fora de moda e forma física. Então para que fique ainda mais triste, num átimo ele coloca alguém na sua frente para lhe dizer: – Como você está gorda! O que fez no seu cabelo, para estar tão desidratado? Faça um corte moderno, e mude a cor também. Cabelo como o seu está fora de moda. Renove seu guarda-roupa com as cores da nova estação; você está parecendo uma velha, só assim ficará igual àquela atriz que faz o papel principal da novela, e que por onde ela passa tira suspiros de todos.

Então, você alimenta está idéia de tal maneira, que começa a pensar que só será feliz se fizer mudanças drásticas no seu visual, esquecendo-se que a mudança tem que ser de dentro para fora, e não de fora para dentro, tornando uma obsessão em sua vida. No caminho para casa, você se depara com uma academia e ainda tem a coragem de falar: - É de Deus! Entra e faz sua matrícula, pois agora você acha que está muito fora de suas medidas, ou seja, fora das medidas daquela moça que estava no outdoor, que por sinal, nem se parece contigo.

Próximo passo: entra numa loja e faz um monte de carnês, leva tudo o que a balconista falar que esta na moda, não importando que ficasse um pouco apertado ou curto, pois você se matriculou na academia mesmo, e o importante é que servirá depois e lhe deixe igual à foto do outdoor.

Terceiro passo: antes de chegar em casa, passa num salão de beleza, e pede para que a cabeleireira ‘faça’ você ficar igual à moça da foto. Logicamente, que tudo isso: academia, compras, corte de cabelo... Tudo feito sem ter consultado seu esposo primeiro, para saber se ele concordaria ou não, ou se poderia entrar no orçamento do mês; tudo isso, sem mencionar quando você entra em sua casa e depara-se com seu esposo que por sinal nada se parece com o homem do outdoor, pedindo-lhe o jantar. Sem observar a mudança que foi feita em seu cabelo, e o dinheiro que foi ‘investido’ neste novo visual. Enquanto isso, o maligno só está batendo palma de alegria, porque você tem sido uma aluna obediente à voz e as setas dele, aliás, você nem se preocupou em vestir-se com a ³armadura de Deus e agora desprotegida, é um alvo fácil para o inimigo.

 No final, toda esta fantasia chega a seu ponto clímax, onde você começa a achar que seu marido, sua casa, não te merece, e que é hora de começar tudo de novo! – Destarte, o adversário coloca em seu caminho um homem ‘parecido’ com o da foto, falando-lhe palavras doces e suaves, prometendo-lhe uma vida totalmente diferente da que você estava acostumada a viver. Todavia, depois que o maligno sorrateiramente conseguir seu intento, que é o de destruir lares, ele se retira e vai procurar outra pessoa que também lhe abra uma brecha para entrar.
Subitamente você acorda de todo este pesadelo, e vê que tudo não passou de ilusão, que não só sua vida foi massacrada, más a de seu cônjuge também.

 Amado leitor, este exemplo que mencionei não é simplesmente um conto, más a realidade em que vivemos. Conheço prostitutas que no passado foram mulheres idôneas, bem colocadas no mercado de trabalho, com lares e filhos. Não obstante, acabaram caindo nas ciladas do maligno, restando somente para elas às ruas, tornando-se "mulheres da noite".

  Desta forma, afirmo que todos nós estamos sujeitos a passar por situações constrangedoras, porém, se fizermos uso constante da palavra na qual o espírito Santo de Deus inspirou o amado apóstolo Paulo quando escrevia aos Efésios, para que façamos uso da "armadura de Deus". Somente após estarmos revestidos com o poder de Deus, é que conseguiremos vencer as astutas ciladas do maligno.

___________________
³.Efésios:6:10-18
Elen V. Pelegrina
                                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário